quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ATIVIDADE DE ARTES - DESENHO E PINTURA - 5º ANO C

Bandeira Nacional Brasileira



A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).
        A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, no qual está inserido um losango amarelo, cujo centro possui um círculo azul com estrelas brancas (atualmente 27) e com uma faixa branca, que contém a frase: “Ordem e Progresso”. Cada elemento da bandeira possui um significado:
Verde: simboliza a pujança das matas brasileiras;
Amarelo: representa as riquezas minerais do solo;
Azul: o céu;
Branco: a paz;
Estrelas brancas: representa cada estado brasileiro e o Distrito Federal;
A frase “Ordem e Progresso”: influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do positivismo.

        As estrelas na Bandeira Nacional estão distribuídas conforme o céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, no qual a Constelação do Cruzeiro do Sul se apresentava verticalmente em relação ao horizonte da cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, Raimundo Teixeira Mendes elaborou um desenho contrariando alguns aspectos da astronomia, priorizando a disposição estética das estrelas, e não a perfeição sideral.
        A primeira versão da bandeira era composta por 21 estrelas, que representavam os seguintes estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba do Norte (Paraíba), Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Município da Corte.
        Posteriormente, foram inseridas novas estrelas, através das modificações da Lei n° 5.443, de 28 de maio de 1968, que permite atualizações no número de estrelas na Bandeira sempre que ocorrer a criação ou a extinção de algum estado. Nesse sentido, seis estrelas foram inseridas para representar os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins. Essas foram as únicas alterações na Bandeira do Brasil desde que ela foi adotada.
        A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.
         As Leis em questão ressaltam a necessidade da Bandeira Nacional ser atualizada sempre que ocorrer a criação ou extinção de Estados e deixam bem evidente que a Bandeira Brasileira é aquela que foi adotada pelo Decreto No 4 de 19/11/1889.



Bandeira de Mato Grosso do Sul


SIGNIFICADO DAS CORES E HISTORIA DA BANDEIRA

História da bandeira

A bandeira de Mato Grosso do Sul foi adotada logo que o estado do Mato Grosso foi dividido no dia 1 de janeiro de 1979. Foi projetada por Mauro Michael Munhoz. Possui as mesmas cores da bandeira de Mato Grosso.


Características

Retângulo com proporções de dez unidades de comprimento por sete unidades de altura, de cuja extremidade inferior esquerda ergue-se, a 45º, faixa branca com 2 (duas) unidades de espessura. Na parte superior da dita faixa, completa o retângulo de cor verde, enquanto que, na de baixo, a cor é azul. Em sua extremidade inferior direita, está a estrela dourada de 5 (cinco) pontas”.


Significado das cores

-O Azul representa o céu da esperança.
-O branco representa a paz e amizade entre os povos.
-O verde representa a extensão territorial, riquezas das matas e campos.
-O amarelo representa riqueza produzida pelo trabalho.




   Bandeira  de  Paranaíba -MS

A Bandeira Municipal de Paranaíba (em anexo) é de autoria do heraldista professor Arcinoé António Peixoto d Faria.
A Bandeira obedece a sua regra geral, sendo dividida:
-         Brasão aplicado na Bandeira representa o Governo Municipal;
-         Retângulo Branco onde é contido o brasão, representa a cidade-sede do município; A  cor  branca  é  o  símbolo   da  paz,  amizade,  trabalho,   prosperidade,   pureza e religiosidade;
As faixas brancas carregadas sobre faixas vermelhas, representam a irradiação do Poder Municipal.
-   A cor vermelha é o símbolo de dedicação e amor pátrio;
Os  quartéis  verdes   representam  as  prosperidades  rurais,   é   a  cor simbólica da esperança.
         Os símbolos municipais de Paranaíba foram criados na gestão do Prefeito António Augusto Corrêa da Costa, de acordo com a Lei n° 329 de 04 de maio de 1972. São eles: 01 - O Brasão Municipal (em anexo) - com a seguinte interpretação simbólica:
coroa mural que sobrepõe é o símbolo universal dos brasões.
cor verde do campo do escudo é o símbolo heráldico de honra, civilidade, cortesia, abundância, alegria. E a cor simbólica da esperança. -    No centro do escudo, os escudetes é homenagem ao fundador da cidade - José Garcia Leal;
         A parte das escudetes, simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade; A pane superior do escudo é o ponto de honra, é o símbolo de Sant1 Ana, padroeira da cidade; A buzina de caça representa no Brasão, a pecuária; Nos  ornamentos  exteriores,  as hastes  de arroz e cana-de-milho.  representam os principais produtos do município; O lendário pela data de 04 de julho de 1957, assinala a elevação do povoado à Vila autónoma.
         Para o enriquecimento do comércio do município, acontece a feira livre aos domingos, com produtos cultivados na região, trabalhos artesanais e produtos importados.
Para o descanso dos funcionários comerciários, institui-se a Semana Inglesa (aos sábados, trabalham só no matutino).
     TURISMO
         O turismo é uma atividade do setor terciário, podendo ser importante fonte de renda.
O município possui grandes riquezas naturais e pontos turísticos de rara beleza que recebem infra-estrutura para acolherem visitantes. Lagoas e cachoeiras são alguns atrativos da região.
A exposição de gados atrai turistas e expositores de todo o país.
Temos hotéis fazendas, chalés e ranchos às margens do no Santana e rio Barreiro, atraindo Turistas de várias regiões do Brasil.
O Parque Aquático de Paranaíba situado à margem direita do rio Paranaíba com pesque e pague, chalés, lanchonetes, restaurantes, boates e Marina Play Graund com barcos, lanchas, jet esquis, caiaques e uma escuna para passeios aquáticos.

ESPORTES
O esporte com maior número de adeptos é o futebol. A cidade dispõe do estádio Jaime Queiroz de Carvalho, Ginásio de Esportes, praças poliesportivas e de quadras municipais. A proximidade do rio Paranaíba favorece a prática de esportes aquáticos além de se constituir em grande atração turística. As trilhas e os esportes radicais tem atraído apreciadores e praticantes.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
As praças, os jardins, as Escolas Municipais, a Biblioteca Municipal são bens públicos, pois podem ser utilizados por toda a população do município.
A construção e a conservação dos bens públicos, a limpeza, o calçamento e asfaltamento das ruas, a iluminação dos locais públicos, são serviços públicos do município.
         O Hino do Município de Paranaíba foi instituído pelo Decreto n° 1.855, de 20 de julho de 1 999. Cântico que evoca o passado, a glória, a tradição e a cultura de nosso povo, com a letra de António Lemos de Freitas e música de Luiz Augusto de Souza Abdala.
"HINO DE PARANAÍBA"
De caiapós descendentes Valente tribo guerreira        Ostenta orgulhosamente A bela raça trigueira
Do Bolsão capital Es fonte de nossa vida Não existe outra igual Paranaíba - Querida!
Os Garcias - braço forte Nossos índios conquistaram Enfrentando a própria morte Nossas matas desbravaram
Do Bolsão capital És fonte de nossa vida Não existe outra igual Paranaíba - Querida!
Piquiri primeira estrada Que Taunay atravessou "Inocência" nossa amada Ao mundo inteiro encantou
Do Bolsão capital Es fonte de nossa vida Não existe outra igual Paranaíba - Querida!

(fonte : http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/bandeira/estrelas_hoje.html)


Um comentário: